Fergs, um século de luz

A trajetória da Federação Espírita do RS se iniciou com uma sequência de reuniões realizadas nos dias 15,16 e 17 de fevereiro de 1921. Esses encontros foram chamados de 1º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul. De lá para cá, a Fergs tem nos seus congressos momentos ímpares de afirmação de sua identidade. Por isso, no ano em que a Casa do Espírita Gaúcho completa seu primeiro centenário, preparamos este espaço especialmente para celebrar a história da nossa Federativa.

 

(...) A máquina do progresso necessita ser galvanizada e impulsionada pelo amor, que é a sagrada finalidade da vida, pois, somente assim, os corações percorrerão os claros caminhos do bem, a florir nos destinos dos homens.Que a Federação Espírita do Rio Grande do Sul, bem como todos quantos a ela estejam ligados, possuam sempre algo do Cristo Jesus para dar e receber, é o que lhes almeja, no ano do Cinquentenário.

Os companheiros do conselho executivo da Fergs em 1971.(Revista A Reencarnação, ano XXXVIII, dez. de 1971, pág. 25)

 

 

As linhas acima são um pequeno trecho da carta escrita pelos membros do Conselho Executivo da Fergs de 1971, quando a nossa Federativa completou 50 anos de sua fundação. O texto foi endereçado àqueles que integrassem a Fergs em 2021, ano do centenário.

 

 

 

O Memorial Francisco Spinelli é um espaço construído para comemorar o centenário da Federação Espírita do Rio Grande do Sul. Objetiva preservar, conservar e fomentar a memória histórica e cultural dessa entidade que há 100 anos promove a união dos espíritas gaúchos. Foi elaborado e desenvolvido pela equipe da Área da Gestão e Preservação da Memória, a partir da consulta e organização dos arquivos digitalizados da Revista A Reencarnação, do Diálogo Espírita, de periódicos, fotos e demais documentos do Acervo da Fergs.

 

 

 

 

Leia, amigo, amiga, irmão, irmã... leia as páginas a seguir! Passeie com o coração aberto e o pensamento atento pelo ontem, pelo hoje e sonhe com o amanhã da Fergs. Trilhe um século de luz com nossos autores, nos relatos fiéis e sensíveis que compuseram esse livro. Finalmente, perceba-se como parte dessa grande família, dessa sagrada obra que é a Missão do Espiritismo e erga-se de todas as dores, lutas e adversidades, desenfaixando-se você também dos laivos do materialismo e fazendo brilhar com as cores da caridade novas décadas, novas façanhas, novas conquistas do amor e da paz para todos nós! - Gabriel Nogueira Salum, presidente da Fergs.

2-08.png

A carta

2-08.png

Memorial Francisco Spinelli

2-08.png

Livro Um Século de Luz

144143002_174156590768285_1614681070633578313_n.jpg