OFICINAS

1) O que são as oficinas?

São momentos de interação em pequenos grupos para troca de saberes a partir da uma horizontalidade na construção do saber inacabado. Seu objetivo é propiciar dialogicidade em torno dos assuntos tratados. Na sua 10ª edição, o Congresso Espírita do RS traz duas oficinas:

  1. Jesus: o Educador 

  2. Família: instituição educativa

2) O que acontece nas oficinas?

A dinâmica das oficinas toma como base o pensamento de Jesus, que aplicava como método pedagógico a socialização da palavra, instigando a reflexão, suscitando a observação dos quadros da natureza, das circunstâncias do cotidiano, da poesia, músicas e outros elemento hábeis a promover a educação do ser integral. 

Durante as oficinas não há constrangimentos, mas sim respeito ao tempo, liberdade, vontade e opinião de cada um.

3) É possível assistir apenas aos painéis e não participar das oficinas?

A participação nas oficinas é momento rico em trocas e aprendizados. Mesmo assim, não existe obrigatoriedade na participação. Todavia, também não há modalidade de inscrição ou valor diferenciado para aqueles que não desejarem participar. Dessa forma, não é possível assistir a todos os painéis no mesmo dia. É preciso seguir a divisão de dias a turnos estipulados, como todos os demais participantes.

4º CONGRESSINHO ESPÍRITA DO RS
CRIANÇAS DE 3 A 12 ANOS

1) Será oferecida alimentação às crianças?

Serão fornecidos os lanches na noite de abertura do espaço do 4º Congressinho, bem como os lanches nos intervalos da manhã e da tarde do sábado e domingo (ver cronograma). O cardápio é preparado por uma nutricionista, conforme a faixa etária, e os alimentos serão fornecidos por uma empresa. Haverá opções para crianças alérgicas ou com intolerâncias alimentares, as quais deverão informar tais condições ao serem contatados pela organização do evento – contato que ocorrerá após a efetivação da inscrição. O almoço e o jantar ficarão sob a responsabilidade das famílias, as quais terão diversos espaços disponíveis no complexo da PUC.

 

2) Terá hora da soneca?

Os espaços para as atividades do 4º Congressinho não estarão equipados com dormitórios ou berçários. Nas salas das crianças menores (3 e 4 anos) haverá tatames, almofadas e mantinhas caso as crianças necessitem repousar durante as atividades.

 

3) Em que momento os pais precisarão estar junto?

As crianças de 3 a 12 anos participam das atividades do 4º Congressinho sem a presença dos pais ou familiares. Os responsáveis deverão  acompanhar as crianças nos horários de integração e acolhimento (chegada ao espaço) e saída do espaço (para almoço ou encerramento do dia). Salientamos que as crianças apenas serão entregues aos responsáveis que forem indicados à organização do evento  e mediante a comprovação através de documento de identidade.

 

4) Quais as atividades e horários?

A programação tem por objetivo apresentar os conteúdos doutrinários relacionados ao tema do evento, oferecendo às crianças e aos jovens momentos de estudo e vivências destes ensinamentos, à luz do Evangelho de Jesus. Dentre os recursos a serem empregados no desenvolvimento do Congressinho, estão as atividades artísticas (música, teatro, pintura, desenhos, recorte/colagem, dobraduras, etc.), contação de histórias, confecção de material lúdico, jogos cooperativos, uso de tecnologia e vivências - todas de acordo com as diretrizes da Evangelização Espírita. Os horários das atividades estão previstos no Cronograma do 4º Congressinho.

 

5) A programação das atividades será diferenciada do horário dos painéis e oficinas do congresso?

A programação das atividades (horários de abertura, intervalos de almoço e encerramento dos espaços) seguem a mesma sistemática do 10º Congresso Espírita do RS (ver cronograma).

CONGRESSINHO PARA BEBÊS
DE O A 2 ANOS E 11 MESES

1) Será oferecida alimentação aos bebês?

A alimentação e os cuidados de higiene com os bebês estarão sob a responsabilidade das famílias.

 

2) Terá hora da soneca?

As salas nas quais ocorrerão as atividades de Evangelização de Bebês estarão disponíveis para acolhimento destes juntamente com os seus responsáveis. Por ser um espaço de uso coletivo, incumbe aos responsáveis prover  a melhor maneira de acolher seus filhos para o descanso (carrinho de bebê, bebê conforto, etc.).

 

3) Em que momento os pais precisarão estar junto?

As atividades do Congressinho para Bebês funcionarão como encontros de evangelização, com a presença indispensável de um dos responsáveis (pai, mãe ou familiar) em tempo integral.

 

4) Quais as atividades e horários?

As atividades do Congressinho para Bebês terão a duração de 1h e 15 minutos por turno e nos demais momentos um ambiente ficará​ disponível com atividades dirigidas, brinquedos e tatame para o uso pelas famílias, salientando que os bebês não ficarão sem a presença dos responsáveis em nenhum momento (ver cronograma).

 

5) A programação das atividades será diferenciada do horário dos painéis e oficinas do congresso?

As atividades do Congressinho de bebês ocorrerão simultaneamente a algumas atividades do Congresso adulto. Nos horários excedentes às atividades com os bebês, os pais ou responsáveis que estiverem inscritos no evento adulto poderão permanecer no Congresso com os seus filhos no ambiente do Centro de Eventos, inclusive assistindo painéis. No entanto, devido à metodologia, não será permitido o ingresso com os bebês nas “oficinas” do Congresso adulto.

 

6) Terá fraldário?

Os espaços do Prédio 11 da PUC, no qual se localizará o 2º Congressinho Espírita de Bebês do RS, estarão adaptados para o uso exclusivo das crianças e equipados com fraldário para melhor receber as famílias.

 

7) Quanto tempo os bebês ficarão em atividade?

As atividades terão duração de 1h e 15 minutos por turno e nos demais momentos um ambiente ficará​ disponível com atividades dirigidas, brinquedos e tatame para o uso pelas famílias, salientando que os bebês não ficarão sem a presença dos responsáveis em nenhum momento (ver cronograma).

3º ESPAÇO JOVEM NO CONGRESSO
DE 13 A 21 ANOS

1) Será oferecida alimentação aos jovens?

A alimentação dos jovens estará sob a sua responsabilidade pessoal e/ou dos seus responsáveis.

 

2) Em que momento os pais precisarão estar junto?

As atividades do Espaço Jovem no Congresso funcionarão na mesma modalidade do 10º Congresso Espírita do RS. Os congressistas adolescentes (13 a 17 anos) deverão comparecer acompanhados de seus responsáveis na abertura do 3º Espaço Jovem no Congresso para a assinatura das autorizações.

 

3) Quais as atividades e horários?

O 3º Espaço Jovem no 10º Congresso Espírita busca proporcionar aos jovens participantes momentos de reflexões nos temas apresentados em uma linguagem jovem e dinâmica.   Em sistema de revezamento, os jovens terão a oportunidade de participar dos painéis e de oficinas conforme cronograma. As oficinas serão ministradas por jovens, devidamente capacitados e acompanhados de evangelizadores experientes. Haverá também momentos de arte como música e teatro.

 

4) A programação das atividades será diferenciada do horário dos painéis e oficinas do congresso?

A programação das atividades, horários de abertura, intervalos e encerramento dos espaços seguem a mesma sistemática do 10º Congresso Espírita do RS (ver Cronograma do 3º Espaço Jovens no Congresso e Cronograma Geral do 10º Congresso Espírita do RS).

© 2018 por Federação Espírita do Rio Grande do Sul

Área de Comunicação Social Espírita

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram