Buscar
  • Designer

Fergs realiza 11º Congresso Espírita do RS 100% online e gratuito

Atualizado: Jun 22

Com o tema União e Fraternidade: A Nova Ordem Social congresso acontece de 8 a 10 de outubro pelas redes da Fergs



Os tempos são chegados. E junto com os ventos que sopram anunciando a regeneração da humanidade, chega o convite para que façamos parte da construção desta nova era, com união e fraternidade entre todos. Com o objetivo de sensibilizar e estimular esta união e a fraternidade a fim de que exerçamos a influência amorosa e moralizadora do Espiritismo sobre a sociedade em que estamos inseridos, a Federação Espírita do RS (Fergs), no ano do seu centenário, realiza o XI Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, com o tema União e Fraternidade: A Nova Ordem Social. O congresso ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de outubro, de forma totalmente online, inclusiva e gratuita (tendo modalidades de contribuições espontâneas). O evento é destinado a trabalhadores e estudantes espíritas de todas as localidades, simpatizantes, curiosos e adeptos de outras religiões, bebês, crianças, jovens e adultos.

Em tempos em que o distanciamento social ainda se faz necessário, onde a convivência nos foi tirada, por hora, se fez necessária, também, a reinvenção, adequação e ressignificação de posturas, costumes e práticas do cotidiano. Está sendo assim na convivência diária com nossos amigos, no lar com nossos familiares, no trabalho e, também, nos Centros Espíritas. Com a Fergs não foi diferente. No entanto, se a pandemia da Covid-19 nos trouxe afastamento físico, também nos lembrou do quanto as tecnologias podem e devem ser nossas aliadas na propagação do Evangelho de Jesus, fazendo com que o esclarecimento e o consolo do Mestre possa acalentar um número muito maior de corações.

Diante deste cenário, o XI Congresso Espírita do RS foi totalmente adaptado para o formato online, com atividades que serão transmitidas pela FergsTV, no YouTube, e pelas demais redes sociais da Federação. Sem abrir mão da qualidade de conteúdo e expositores, o congresso contará com painéis, rodas de conversa, atividades direcionadas para bebês, crianças e jovens, além de muita arte espírita. Além disso, o Congresso Espírita 2021 também será 100% acessível, valendo-se da tecnologia para investir em intérpretes de Libras e em audiodescrição. As apresentações artísticas também serão inclusivas. Tudo isto para auxiliar aquelas pessoas que ainda não completaram sua inclusão digital.


Divaldo Franco abre programação

Inclusão, tolerância, empatia, solidariedade, união e fraternidade – valores imprescindíveis para curar a polarização das relações, as ansiedades, a dor da perda de entes queridos, a solidão, as dificuldades na convivência familiar e as tantas vulnerabilidades sociais e morais de nossos tempos, serão assuntos que perpassarão pelas atividades do Congresso, convidando o público à reflexão e a mudança de consciência.

Divaldo Pereira Franco estará mais uma vez participando da programação do Congresso Espírita do RS. Para a edição deste ano, Divaldo fará o painel de abertura com o tema central do Congresso: União e Fraternidade: A Nova Ordem Social, na noite da sexta-feira, 8 de outubro.

Já no sábado, 9 de outubro, a programação contará com o painel Moralidade e Gestão – Novos parâmetros para a eficiência e a eficácia, com Haroldo Dutra Dias; Roda de Conversa sobre Economia Criativa e Sustentável, Etnias e Diversidade, e Família, com Haroldo Dutra Dias, Beth Barbieri e Gabriel Salum; Roda de Conversa sobre Ecologia e Espiritualidade, com André Trigueiro e equipe do Saber Ambiental Fergs e, com o painel Novos mares, novas redes – o que nos conecta?, com Álvaro Chrispino e Denise Lino.

No domingo, 10 de outubro, teremos o painel Espiritualidade e Religiosidade: Conquistas interiores, com Ana Thereza Camasmie; o painel Saúde Mental e Espiritual – Desafios da Atualidade, com Sérgio Lopes; o painel O Evangelho da Inclusão e as Relações Sociais nos Novos Tempos, com Sandra Borba e, o painel final do Congresso A Era da Transformação Social, com o presidente da Fergs, Gabriel Nogueira Salum.


Bebês, crianças e jovens terão atividades especiais


Este ano, o 5º Congressinho e 3º Congressinho para Bebês também será inteiramente em formato virtual. Nesta proposta, os bebês e as crianças realizarão atividades educativas de ação evangelizadora, em sintonia com a temática central do Congresso, num espaço virtual e interativo construído pedagogicamente para elas.

Pela quarta vez, o 11º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul realizará atividades específicas para o público jovem, mas desta vez o encontro será totalmente em formato virtual. O jovem poderá assistir a toda programação do público adulto e também participar de momentos específicos para ele, oportunizando desta forma a troca de experiências e exercitando o seu protagonismo em um espaço virtual que tenha a sua identidade.

Inscrições – As inscrições para o XI Congresso Espírita do RSs serão gratuitas, mas também existe a possibilidade das pessoas realizarem contribuições espontâneas. Além disso, quem quiser e puder contribuir com a sustentabilidade do Congresso e das demais ações da Fergs que visam o desenvolvimento espiritual e moral do ser humano, pode fazê-lo aderindo aos programas da Federativa, como o Amigos da Fergs e o Clube do Livro Fergs. Para acessar a programação completa do XI Congresso Espírita do RS e fazer a sua inscrição acesse o site www.espiritismors.org.br.



1,063 visualizações10 comentários

Posts recentes

Ver tudo