Cantigas de roda e vivência do Evangelho no Lar são destaques das oficinas no 10º CERS

Cecília Rocha é a coordenadora do método de ensino-aprendizagem tanto do 9º, quanto 10º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul (CERS). No artigo “A perspectiva espírita da educação”, publicado na Revista Reencarnação de 1978, Cecília Rocha já nos indicava que nós temos que aprender a pensar, ao se referir a criança e ao adolescente.

Maria Elisabeth da Silva Barbieri, coordenadora temática do 10º Congresso, ressalta que “nós adultos fomos habituados a receber uma transmissão de conhecimento”. Para Maria Elisabeth, a consequência disso é a dificuldade quanto ao aprendizado do sentimento e o aprendizado do pensar.

Conforme a coordenadora, a oficina possibilita o aprendizado do sentimento e do pensar, pois “desenvolve a competência “conhecer, fazer e ter atitudes a partir desse fazer”. Ela destaca ainda alguns dos recursos pedagógicos utilizados, como: as cantigas de roda, estudo de caso a partir de um tele-jornal, a vivência da prática do Evangelho no Lar, algo que, Maria Elisabeth aponta como uma necessidade para a humanidade.

Sobre a oficina, a coordenadora afirma que “é uma forma de aprender diferente, é o futuro. As gerações que estão conosco não se satisfazem mais com o mero ouvir. A palestra ainda tem um processo muito importante. Mas, já migramos para um tipo de metodologia ativa”.

Maria Elisabeth Barbieri agradece aos oficineiros que se dedicaram a trabalhar no 10º CERS. “Só de pensar nesse contingente de criaturas que, muitas vezes estiveram madrugada a dentro estudando os guias de facilitador, os materiais, as bibliografias, tirando suas dúvidas por meio dos grupos de Whats App, assistindo aos vídeos, vindo ao treinamento presencial, acompanhando os treinamentos à distância. Foi uma doação impar, porque são companheiros que estão trabalhando nos centros espíritas, nas suas federativas, lideranças de unificação, então, para nós é alguma coisa ímpar”.

43 visualizações
REALIZAÇÃO:

© 2018 por Federação Espírita do Rio Grande do Sul

Área de Comunicação Social Espírita

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram