Espetáculo de música e dança emociona e marca abertura do 10º Congresso Espírita do RS

A arte bem compreendida é poderoso meio de elevação e renovação, já dizia León Denis em O Espiritismo na Arte. E foi bebendo desta fonte de beleza inspirada pelo nobre ideal da Doutrina Espírita, que o 10º Congresso Espírita do RS – Educação com Jesus: A conquista do Reino de Deus iniciou na noite desta sexta-feira, 11 de outubro, com a apresentação da cantora e compositora de canções espíritas Cacá Rezende e com o espetáculo coreográfico-visual da Assessoria de Arte na Difusão Espírita da Fergs.

A cantora goiana Cacá Rezende subiu ao palco acompanhada de músicos gaúchos e apresentou canções dos seus dois trabalhos, Sementes do Bem e Travessias com Cristo, incluindo a música tema do 10º Congresso Espírita do RS, “Conversa com o Mestre”.



Segundo Cacá, a música foi composta especialmente para esta edição do evento. “Foi um pedido da Fergs que eu não poderia recusar e me deixou muito honrada. É a primeira vez que me apresento em solo gaúcho e estou imensamente feliz de poder estar aqui, falando de Jesus em forma de canção”, disse Cacá.



Além da música de Cacá Rezende, que encantou, emocionou e traduziu em canção os ensinamentos do Cristo, a dança também teve espaço de destaque na abertura do 10º Congresso Espírita do RS com a apresentação da composição coreográfico-visual da Assessoria de Arte na Difusão Espírita da Fergs. Com música de Jonas Demeneghi e coreografia de Paola Verdun, o espetáculo levou ao palco imagens interativas de Fran Sartori sobre a narração da mensagem Reino de Deus, de Emmanuel, interagindo em perfeita harmonia com os movimentos da dançarina Paola Verdun. Temas como Jesus, família, espiritualidade, doutrina espírita puderam ser observados, sentidos, refletidos, em meio a uma consonância de luz, imagem, movimentos e som.




Segundo a diretora da Assessoria de Arte na Difusão Espírita da Fergs, Márcia Albuquerque, o processo de concepção e construção do espetáculo de abertura do 10º Congresso iniciou há mais de um ano e que, apesar de desafiador, foi uma realização para todos os envolvidos. “Nosso objetivo foi contemplar a temática do Congresso sem abrir mão da beleza e da harmonia. Com esta abertura quisemos sensibilizar os participantes para o evento que se inicia e que trará muitas reflexões para a conquista do Reino de Deus”, disse Márcia. Os congressistas poderão acompanhar mais momentos de arte espírita ao longo da programação do 10º Congresso Espírita do RS que segue amanhã, dia 12 e no domingo, 13.

0 visualização

© 2018 por Federação Espírita do Rio Grande do Sul

Área de Comunicação Social Espírita

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram