Buscar
  • Designer

Haroldo Dutra convida os espíritas a participar da criação do livro “Vida - somos muitos, somos um"

Atualizado: Jun 30

Mais que uma obra literária, uma experiência de construção coletiva que promete engajar o Movimento Espírita. O livro “Vida - somos muitos, somos um'', de Haroldo Dutra Dias em parceria com a Fergs Editora, é um projeto editorial com inovadora metodologia de criação. No ano do centenário da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, e do 11º Congresso Espírita gaúcho, o projeto convida o público a cocriar a obra junto do autor.



A proposta pioneira se consolida como um marco na história da Fergs, que tem planeado em sua jornada como instituição centenária, uma cultura de construção coletiva. A concretização do livro, apenas reforça este importante atributo da Federativa.


O lançamento do projeto foi marcado por uma live, que ocorreu no dia 14 de junho, promovida pela Fergs. Na ocasião, Haroldo convidou espíritas do mundo inteiro para participar deste projeto, que culminará no lançamento da obra durante o 11º Congresso Espírita gaúcho, em outubro.


O Congresso

O Congresso Espírita do Rio Grande do Sul é um evento bienal, realizado pela Fegs. O Movimento Espírita gaúcho vive e promove os congressos espíritas. Mais de 400 colaboradores, de diferentes localidades do Estado, são mobilizados para que o evento aconteça. No ano de 2021, o Congresso do centenário da Fergs será mais que um evento, é a um só tempo um epílogo de um século de luz para o Movimento Espírita do RS, de testemunhos e lutas em favor do bem.


União e Fraternidade: A Nova Ordem Social será a temática da 11ª edição do Congresso. O evento acontecerá de 8 a 10 de outubro, será gratuito e totalmente online, visto que, na atual conjuntura, o distanciamento social ainda se faz necessário.


O Livro


Assim como o livro espírita foi e ainda é um veículo essencial para a difusão da Doutrina, a obra literária desenvolvida por meio deste projeto, é um importante elemento para difusão dos valores e ideais do Congresso. O livro abordará a temática central do evento e será dividido em cinco partes - Um brado, um clamor. Um sonho, um ideal. Para os espíritas e dos espíritas para todos. Um rebanho, um pastor. O Desafio, A Tarefa. Cada uma das partes corresponde a um dos núcleos temáticos do evento, portanto, acompanhar e participar da construção do livro é uma forma de estudar previamente os temas do Congresso, além de sintonizar com o clima espiritual do evento.


E para que o autor mantenha um contato direto com o público, um grupo no Facebook será utilizado como canal de comunicação pelos participantes do projeto. Uma comunidade, onde os cocriadores terão acesso aos títulos dos capítulos, às lives exclusivas promovidas pelo autor, aos temas desenvolvidos no livro, terão oportunidade de mandar referências e ainda trocar ideias sobre os materiais disponibilizados.


“Acho que será a primeira vez no Movimento Espírita que faremos uma leitura ativa, porque os leitores deste livro, serão um pouquinho escritores”, declarou Haroldo na live de divulgação da obra. “Juntos, somos fortes. E precisamos concretizar essa força”, concluiu o autor, manifestando grandes expectativas sobre o projeto. Além do grupo, uma landing page foi criada para coleta de emails daqueles que tiverem interesse em receber mais informações sobre a obra e futura pré-venda. Roseni Siqueira, trabalhadora do Movimento Espírita, relata a emoção de participar de um empreendimento como este. “Ser cocriadora desta obra tão especial é estar conectada com tantos pensamentos e sentimentos elevados, vibrando neste projeto coletivo, vivendo este momento único e presenciando os novos padrões literários.” Sobre o caráter integrativo do projeto, Elisabeth Barbieri, diretora da Editora Fergs, assevera que o leitor não quer apenas adquirir o produto, ele quer viver uma experiência. “Essa construção coletiva está permitindo isso. Quando o livro sai, o leitor tem um sentimento de pertencimento.”


A Livraria e Editora Fergs, fundada por Francisco Spinelli em 18 de abril de 1954, é responsável pelas publicações da Federação Espírita do Rio Grande do Sul. Desta forma, promove ações e parcerias que se destinam, além da edição de conteúdo altamente qualificado, a produção, comercialização e divulgação de outras obras. Tem como missão a difusão do Espiritismo, por meio de uma série de atividades Federativas.


O Autor

Haroldo Dutra Dias é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de MG. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Vinculado ao Grupo Espírita da Benção. Colabora na Revista Reformador, na Apostila do EADE, ambas da Federação Espírita Brasileira. Lançou a Tradução do Novo Testamento pela EDICEI, e o Livro Parábolas de Jesus - Texto e Contexto pela FEP.

176 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo