top of page
  • Foto do escritorAscom Fergs

Um convite à esperança; saiba mais sobre o tema do 12º Congresso Espírita do RS

Com objetivo de edificar uma visão positiva de futuro para o Movimento Espírita e para a sociedade, a 12ª edição do Congresso Espírita gaúcho, sob o tema “O Sol do Novo Tempo — sonhar, construir e viver o Mundo de Regeneração”, apresenta como proposta central a moral e o exemplo do Cristo como roteiro seguro para o progresso individual e coletivo da humanidade. A escolha da temática do evento foi inspirada no Evangelho de Jesus, nas obras básicas da Doutrina Espírita, e no livro “Trigo de Deus”, de Divaldo Pereira Franco, pelo espírito Amélia Rodrigues. Vivemos tempos desafiadores de separatismos, conflitos políticos, bélicos e carência de amorosidade nas relações humanas. Mais do que nunca, somos chamados ao exercício da perseverança, demonstrando através da fé no futuro e das boas obras, fidelidade ao Evangelho, que é roteiro seguro para um mundo mais fraterno e pacífico.

“O tema do nosso congresso trata-se de um convite de esperança para a construção e a vivência de novos paradigmas pautados na fraternidade, cooperação e no amor”, explica a vice-presidente Doutrinária da Fergs, Cleusa Schuch.


UNIÃO PARA A SUPERAÇÃO

Conforme a coordenação geral do 12º Congresso e a diretoria executiva da Fergs, a história do Movimento Espírita gaúcho notabiliza-se pela coragem e capacidade de superação de desafios. A equipe destaca que, nestes dias em que ainda enfrentamos as consequências da pandemia da Covid-19, lembrar do passado preenche os corações de esperança, conquanto se recolha ainda hoje, tudo quanto a Providência tem ofertado ao progresso através do flagelo destruidor. Somos convidados a recordar que, no trabalho pelo Evangelho, somos os primeiros a recolher as luzes. Com a retomada das atividades presenciais é necessário fortalecer os ânimos, motivando encorajamento e superação das tribulações. “Será o momento do reencontro de irmãos que desejam continuar a caminhada rumo a Jesus, tendo no Evangelho o roteiro seguro para suas vidas”, enfatiza a vice-presidente Cleusa.

INSPIRAÇÃO DOS VERBOS


A temática dos painéis está conectada aos objetivos ampliados nas inspirações dos Verbos: sonhar, construir, viver e educar.


1. Sonhar

- Uma sociedade inclusiva e fraterna.

- A conquista da saúde integral.

- Por um mundo de convivência pacificadora.


2. Construir

- A vivência do amor no mundo de provas e expiações.

- Poderoso é o sol da verdade.

- A resiliência e a caridade como recursos libertadores.


3. Viver

- Vivenciar a imortalidade da alma.

- Apascenta o meu rebanho.

- A vivência da compaixão na Era da Regeneração.


4. Educar

- A Evangelização como o Sol para o Novo Tempo.

- Formação da mentalidade cristã para um mundo em transição.

- Educação integral do ser a luz do Evangelho e do Espiritismo.

A identidade visual


Após dois anos de distanciamento social, em que as atividades online protagonizam as ações do Movimento Espírita gaúcho, é o sol – simbolizando a mensagem acolhedora, calorosa e consoladora do Cristo – que recepcionará os espíritas neste primeiro grande reencontro promovido pela casa máter do Espiritismo em solo gaúcho. Os conceitos norteadores da identidade visual do 12º Congresso Espírita do RS estão calcados no seguinte tripé.


1 - O Sol

2 - Cristo como o Sol do Novo Tempo

3 - Cristo como o caminho para sonhar, construir e viver o mundo de regeneração Mantendo o espírito jovial e vanguardista que caracteriza a Federação Espírita do RS desde sua concepção, a identidade visual do 12º Congresso espírita gaúcho é colorida, conectada, inspiradora e moderna, sem deixar de ser humanizada.

As inscrições, programação preliminar, e outras informações sobre o congresso você encontra no site do evento, clicando aqui.





687 visualizações1 comentário
bottom of page